Autismo

Quintal dos Sonhos (documentário sobre autismo)

Documentário sobre o Autismo produzido em 2018 pelo coletivo que leva o mesmo nome.

Fernando Guifer teve a honra em ser convidado para produzir o texto de abertura (que, inclusive, segue abaixo na íntegra), além de ter tido um de seus pensamentos acerca de filhos especiais reproduzido ao final do vídeo. Vale conferir!

[ O QUINTAL DOS SONHOS DE UM AUTISTA ]

“É aqui, no lar, em cada cantinho que o compõe e ao lado das pessoas que me escolheram para dividirmos juntos as gargalhadas e as lágrimas de uma trajetória repleta de aprendizados, que abasteço minha alma com pureza e fortaleço um coração que não permite absorver qualquer sentimento contrário ao que conhecemos por amor.

No entanto… é ali… no quintal… que vivo os momentos mais encantadores e mágicos de toda minha vida desde o primeiro suspiro na maternidade, e que me permite saborear uma dádiva chamada infância, esta que ganhei de presente sem que os céus me exigissem alguma coisa em troca.

É exatamente nesse menosprezado ladinho de fora das quatro paredes que a fantasia ganha fôlego, que sonhos pulam da gaveta, e que, enfim, posso ser exatamente aquilo que nasci para ser longe de qualquer frustração…

Talvez por isso eu ame tanto esse lugar.
É o grande e acolhedor mundo que apelidei de meu Quintal dos Sonhos. O meu cantinho favorito.

Aquele que compreende meu próprio tempo e jamais cobrou de mim uma dolorida necessidade em me portar igual as outras pessoas.

Transtorno Espectro Autista, ou TEA, ou Autismo, hunf… tanto faz…

O espectro pode sim me fazer diferente de você, mas, acredite, não me faz nem um pouco pior. Até pq, independentemente do Autismo, somos todos desiguais mesmo já de “fábrica”, né? rsrs…

E, assim como qualquer pessoa, desejo apenas ser compreendido, respeitado e amado, pq é somente isso que tenho aqui para oferecer aos que vierem em minha direção…

Sou feliz, sou capaz e, um dos grandes orgulhos que tenho, é o de representar, para todos os que me cercam em cada frio amanhecer ou aquecido pôr-do-sol, o mais puro mantra de positividade e alegria.

Bem-vindo ao mund… digo, ao quintal… do autismo, dos sonhos e, principalmente, de vidas humanamente especiais.

E não tenha medo… garanto a você que, ao invés de machucado, chegará ao fim deste filme positivamente transformado em um cidadão melhor para o mundo – e essencialmente para si mesmo.

E que toda e qualquer percepção negativa ou equivocada que possa ter sido carregada por você até hoje sobre nós, autistas, ganhe um novo e abençoado capítulo em seu coração.

Agora é o momento de se informar para compreender, compreender para respeitar, respeitar para aceitar, e aceitar para incluir.

Abra um largo (e sincero) sorriso e, boa viagem!

Obrigado por se permitir navegar por águas de sensibilidade que moram dentro de ti há muito tempo, e que talvez nunca tenha imaginado que seriam despertadas um dia…” 🙏🏼
*Texto produzido exclusivamente para a introdução do documentário “Quintal dos Sonhos”, do coletivo que leva o mesmo nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *